O Santos foi o clube brasileiro que mais utilizou jogadores da base no profissional nos últimos cinco anos. Em estudo realizado pela Pluri Consultoria, empresa especializada em gestão, governança, finanças e marketing esportivo, o Peixe encabeça a lista e consolida sua fama de um dos clubes mais reveladores de talentos do mundo.

De acordo com o estudo, dos minutos disputados pelo elenco principal do Santos em todas as competições nos últimos cinco anos, 39,6% foram jogados por atletas formados pelo clube.

+ Jesualdo elogia Soteldo e quer atacante dos dois lados do campo

+ Veja quem é Alex, zagueiro que chamou atenção de Jesualdo no Santos

+ Santos diz que não ter dívidas com o meia Cueva

O estudo mostra também que, no ano passado, o tempo dos atletas de base em campo pelo profissional caiu consideravelmente em relação aos anos anteriores (veja na tabela abaixo). Isso porque o então técnico Jorge Sampaoli chegou a afirmar que não colocaria jogadores que não estivessem preparados.

Além disso, o estudo também separou por posição os atletas mais utilizados pelo Santos. De acordo com o documento, 40% dos Meninos da Vila que entraram em campo nos últimos cinco anos foram meias, 38% defensores, 19% atacantes e 3% goleiros.

Neste ano, o técnico Jesualdo Ferreira já mostrou que deve retomar a tradição do Santos de utilizar a base. Só nos primeiros quatro jogos do Paulistão, o tempo de jogo dos Meninos da Vila no profissional já superou o da competição estadual inteira no ano passado, sob o comando de Sampaoli.

Fonte: Diário do Peixe

Já segue o Santos no Instagram? Faça parte da nossa torcida!