(Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

Relembre seis momentos memoráveis na carreira de Felipão

Luiz Felipe Scolari, o Felipão, completa nesta sexta-feira (9) 70 anos de idade. O atual técnico do Palmeiras tem uma carreira cheia de momentos marcantes, bons e ruins, e que o fizeram um dos principais personagens da história do futebol brasileiro e mundial.

O Torcedores.com selecionou cinco momentos marcantes da história do treinador. Partes da história de Scolari que o ajudaram a se tornar o nome que é no futebol mundial.

‘Surge’ Felipão

Luiz Felipe Scolari já treinava há algum tempo, mas foi em 1991 que o gaúcho se consagrou. Levou o Criciúma ao histórico título da Copa do Brasil contra o Grêmio e começou a entrar para a história ao levar um time considerado ‘modesto’ a um título nacional. E em sua especialidade, o mata-mata

A Libertadores com o Grêmio…

Mas seria no próprio Tricolor gaúcho que o treinador se tornaria ‘medalhão’ de vez. Dentre os títulos, o maior destaque seria a Libertadores de 1995. Título que faria a fama de Scolari nas competições eliminatórias e de tiro curto. E com um timaço marcante: Jardel, Paulo Nunes, Darnlei, Dinho, Carlos Miguel, Arce…

…e no Palmeiras

Felipão tem duas Copas do Brasil, uma Mercosul e tenta a conquista do Campeonato Brasileiro deste ano. Mas outra Libertadores conquistada pelo técnico foi a que o colocou de vez (ao lado de São Marcos) no coração dos palmeirenses. Com direito a eliminar o Corinthians (feito que Scolari conseguiu duas vezes).

Felipão conquista o mundo

Em 2002, o treinador foi chamado para dar rumo ao que Vanderlei Luxemburgo e Emerson Leão não conseguiram. Venceu oposição de parte da torcida e imprensa (que clamava por Romário), apostava em um Ronaldo que voltava de lesão e era incógnita e e um grupo desacreditado. E fez o Brasil inteiro acordar de madrugada para ver e torcer pela Canarinho. Resultado: o penta é nosso.

Quando Portugal, finalmente, virou potência

Se você espera demais dos portugueses em Copas e Euros, um pouco da culpa é de Felipão. O brasileiro conseguiu fazer o time lusitano entrar para o ‘primeiro time’ das equipes europeias. Os títulos não vieram, mas Luiz Felipe Scolari tem sim uma parte na explosão de Cristiano Ronaldo e cia. no cenário internacional.

7 a 1

Entretanto, nem tudo são rosas na vida de Felipão. Afinal, foi com ele que a Seleção Brasileira sofreu a goleada mais humilhante de sua história. Em casa, diante da torcida. Semifinal da Copa do Mundo. Algo que irá ficar na conta do treinador talvez pelo resto de sua vida. E possivelmente uma das poucas ‘manchas’ de seus 70 anos de vida.

Conteúdo publicado originalmente no site www.Torcedores.com



Últimas