(Foto: Reprodução da Internet)

Artilheiro do Brasileiro, Gabigol pode fazer 'dobradinha' inédita no país

O atacante santista Gabriel Barbosa, mais conhecido como Gabigol, disparou na artilharia do Campeonato Brasileiro com 15 gols ao marcar um dos tentos do Santos no empate por 2 a 2 com o Internacional, na última segunda-feira, e pode estar bem perto de alcançar uma marca inédita na história do futebol brasileiro.

A oito rodadas do fim do campeonato, Gabigol pode ser artilheiro do Brasileiro pela primeira vez. Com 15 gols, ele tem quatro de vantagem sobre Pablo (Atlético-PR) e Ricardo Oliveira (Atlético-MG). Ele também foi o goleador máximo da Copa do Brasil neste ano com 4 gols, ao lado de Romulo (Avaí) e Neilton (Vitória), e pode ser o primeiro na história do futebol do país a fazer a "dobradinha", ou seja, terminar a temporada como artilheiro das duas principais competições nacionais.

QUER SABER MAIS SOBRE O SANTOS? CLIQUE AQUI.

Em 30 edições, desde que a Copa do Brasil passou a ser disputada em 1989, apenas sete jogadores conseguiram ser artilheiros da Copa do Brasil e do Brasileiro, mas nunca no mesmo ano. A lista dos artilheiros dos dois torneios inclui Edmundo, Fred, Luis Fabiano, Paulinho McLaren, Paulo Nunes, Romário e Washington.

"Gol é importante para o atacante, vou atrás disso, mas meu primeiro pensamento sempre é que o time saia com a vitória. Fiquei muito feliz em ser artilheiro da Copa do Brasil pela terceira vez e estou na disputa pelo Brasileiro também. Isso é muito gratificante e me motiva demais também. Que possamos atingir nossos objetivos até o fim do ano. O Santos vencendo, eu marcando, todos se ajudando", comentou o atacante, ao ser indagado pelo UOL Esporte sobre a possível marca histórica que pode quebras.

Após apresentar um desempenho irregular no primeiro semestre e ter sido até alvo de críticas por parte da torcida após a parada da Copa do Mundo, o atacante reencontrou o futebol da primeira passagem pelo clube praiano após a chegada do técnico Cuca à Vila Belmiro.

O bom momento já desperta o interesse de outros clubes como o Cruzeiro, além de equipes europeias como o Crystal Palace, que podem fazer proposta para a Inter de Milão ao final do empréstimo ao Santos. O clube paulista negocia para tentar mantê-lo na temporada 2019.

Gabigol já é responsável por 42,8% dos gols do Santos na competição (fez 15 dos 35), em sua grande maioria usando o pé esquerdo, como no lindo gol que anotou contra o Colorado no início desta semana. O jogador retornou ao Santos por empréstimo nesta temporada após passagens apagadas por Inter de Milão e Benfica. Antes, no entanto, foi artilheiro da Copa do Brasil em 2014 e 2015 pelo Santos.

Artilheiros do Brasileiro e da Copa do Brasil em anos diferentes:

Edmundo foi artilheiro do Brasileiro (1997) e da Copa do Brasil (2008)

Fred foi artilheiro do Brasileiro (2012, 2014, 2016) e da Copa do Brasil (2005)

Luis Fabiano foi artilheiro do Brasileiro (2002) e da Copa do Brasil (2012)

Paulinho McLaren foi artilheiro do Brasileiro (1991) e da Copa do Brasil (1994)

Paulo Nunes foi artilheiro do Brasileiro (1996) e da Copa do Brasil (1997)

Romário foi artilheiro do Brasileiro (2000, 2001 e 2005) e da Copa do Brasil (1998 e 1999)

Washington foi artilheiro do Brasileiro (2004 e 2008) e da Copa do Brasil (2001)

Conteúdo publicado originalmente no site www.Esporte.UOL.com.br

RECEBA NOTÍCIAS DO SANTOS DIRETO NO SEU MESSENGER. NÃO PERCA TEMPO! É DE GRAÇA!

Mais sobre - Santos