Anulação de eleição agita cenário político do Vasco; entenda as consequências

(Foto: Reprodução da Internet)

Em ebulição desde o polêmico pleito de 2017, o ​Vasco da Gama viverá novos dias de efervescência política na reta final deste ano. Na última sexta-feira (28) a juíza Glória Heloíza Lima da Silva, da 28ª Vara Cível do TJRJ, decretou a anulação da eleição para presidente realizada em novembro passado, que levou Alexandre Campello ao cargo de presidente do Cruzmaltino, através de uma manobra entre aliados.

​​A princípio, uma nova eleição será realizada no dia 8 de dezembro, prazo para que grupos políticos se organizem e formem suas chapas. O ​UOL Esportes detalhou o panorama atual no clube, levantando possíveis candidaturas e quem deve ser "escanteado" da política vascaína neste primeiro momento.

QUER SABER MAIS SOBRE O VASCO? CLIQUE AQUI.

Alexandre Campello, por exemplo, entrou com recurso para derrubar a liminar e manter o resultado do pleito que o elegeu. Caso a impugnação da eleição seja mantida, o mandatário não deve sair como candidato, mas pode declarar apoio ao candidato que a base aliada venha a lançar. Eurico Miranda, por sua vez, foi taxativo ao afirmar que não participaria do pleito, afirmando que seu objetivo atual é "pacificar as correntes que existem no Vasco".

Com os dois "figurões" em segundo plano, três chapas despontam como possíveis candidatas: a "Sempre Vasco", na figura de Julio Brant (favorito em 2017); chapão com a união dos grupos "Casaca" e "Identidade Vasco", com Luis Manuel Fernandes como representante (ex-presidente do CDEL vascaíno); e uma chapa formada por personagens que se desligaram de grupos políticos, os "dissidentes", que estudam lançar o empresário Eduardo Cassiano;

Vale lembrar que o despacho da juíza traz pormenores delicados, que ainda podem trazer maior reviravolta no novo processo eleitoral que se desenha. Na liminar, ficou definido que estão impedidos "para votar e serem votados todos os subscritores da Chapa Azul", premissa que excluiria cerca de 160 nomes, majoritariamente do "Casaca", deste novo pleito.

Conteúdo publicado originalmente no site 90min

RECEBA NOTÍCIAS DO VASCO DIRETO NO SEU MESSENGER. NÃO PERCA TEMPO! É DE GRAÇA!