Há 40 anos Biro-Biro estreava com a camisa do Corinthians

(Foto: Reprodução da Internet)

O Biro-Biro disputou 590 partidas com a camisa do Corinthians e até hoje é um dos jogadores que mais atuou pelo time. Além disso, o jogador foi parte importante da chamada “Democracia Corinthiana”.

14/09/1978, este foi o dia do início de uma longa e bem sucedida história de Biro-Biro com o Corinthians. O jogador foi marcante para o clube, não só dentro, mas também fora de campo.

QUER SABER MAIS SOBRE O CORINTHIANS? CLIQUE AQUI.

Ídolo do Corinthians parte importante da história do clube, Biro-Biro é o quinto jogador que mais vestiu o manto alvinegro. Porém, o jogador também marcou por ser um dos nomes importantes no movimento “Democracia Corinthiana”.

Junto com outros jogadores como Sócrates, Wladimir, e Casagrande, o grupo lutou para revolucionar o mundo do futebol dando aos jogadores o poder de participar de decisões importantes do clube.

O movimento deu tão certo no clube que o Corinthians foi de vigésimo sexto colocado do campeonato brasileiro, na época a “Taça Ouro” em 1981 a semifinalista da competição e campeão Paulista em 1982.

Biro-Biro anotou 75 gols em suas 590 partidas pelo Corinthians e é o volante que mais marcou gols pelo time.

Durante sua estadia no clube venceu o Campeonato Paulista em 4 ocasiões: 1979, em seu ano de estreia, depois por dois anos consecutivos em 1982, 1983 e em 1988, sua última temporada atuando pelo Corinthians.

Dez anos após sua chegada, Biro-Biro candidatou-se a vereador em São Paulo, pelo partido PDS, e, com a ajuda da massa corintiana elegeu-se ao cargo.

O carinho é recíproco, jogador chegou a declarar mais de uma vez que “O Corinthians foi tudo em sua vida”.

De fato, boa parte da história do jogador aconteceu no clube. Além dos 10 anos que passou atuando pelo alvinegro e da grande aceitação da torcida corintiana que o ajudou a tornar-se vereador, Biro-Biro conheceu sua esposa, assim que chegou ao Corinthians.

A cônjuge do ex jogador, Luciene, é sobrinha de Vicente Matheus, que vem a ser o ex presidente do Corinthians.

Talvez por isso, talvez por sua ligação eterna com o Timão, talvez por sua enorme identificação com a torcida e com o clube, não se sabe, mas o fato é que até hoje Biro-Biro pode ser encontrado passeando com sua família pelo Parque São Jorge.

O Corinthians nunca saiu do jogador e nem nunca vai sair, momentos históricos, títulos, gols inesquecíveis, essa é a história do es jogador com o time…

E tudo começou há exatamente 40 anos atrás.

Conteúdo publicado originalmente no site Torcedores.com

RECEBA NOTÍCIAS DO CORINTHIANS DIRETO NO SEU MESSENGER. NÃO PERCA TEMPO! É DE GRAÇA!