Publicada em 07/02/2018, às 13:36

Veja 5 motivos que explicam por que Felipe Melo voltou a ser destaque no Palmeiras

Volante tem jogado muito bem neste início de temporada

Roger Machado orienta Felipe Melo em treino do Palmeiras (Foto: César Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)

CLIQUE AQUI e receba notícias do Palmeiras direto no seu Messenger.

É quase unanimidade: se não é o melhor, Felipe Melo ao menos tem sido um dos melhores jogadores do Palmeiras neste início de temporada, que tem cinco vitórias em cinco jogos no Campeonato Paulista.

CONTINUA DEPOIS DOS ANÚNCIOS





De afastado e quase negociado no segundo semestre do ano passado, o volante voltou a se tornar um homem de referência da equipe em 2018, agora sob comando de Roger Machado.

Das cinco partidas até aqui, ele só não atuou em uma por ter sido poupado pela comissão técnica. O próximo compromisso será no sábado, diante do Mirassol, fora de casa.

Alguns pontos que explicam o novo momento:

1. Diferentemente de 2017, Felipe Melo está novamente ambientado ao calendário brasileiro, cujo início é em janeiro - e não no meio do ano, como na Europa, onde ele atuava desde 2005 - e que tem muito mais partidas. Depois de um mês de férias, ele se reapresentou e participou de toda a preparação com o elenco.

2. Outra diferença em relação ao futebol europeu é quanto à carga de trabalhos, maior no Brasil. O segundo ano de trabalho da comissão técnica com o atleta é sempre mais proveitoso, dado o conhecimento prévio de como se responde fisicamente.

3. Em vez do 4-2-3-1 (de Cuca e de Alberto Valentim), o 4-1-4-1 adotado por Roger Machado favorece Felipe Melo. Na disputa por qual deve ser o volante entre as duas linhas de quatro, ele leva a melhor pela boa qualidade na saída de bola (muitas vezes uma "saída de três", entre os dois zagueiros) e as longas inversões.

4. Na formação atual, ele também tem sido beneficiado pela ajuda defensiva de Tchê Tchê e até Lucas Lima, os dois meias por dentro. Com uma marcação por zona, e não individualizada, o volante não precisa fazer longas perseguições a adversários. Resultado: é o jogador com mais desarmes no Campeonato Paulista: 18.

5. Boa relação com o treinador. Se chegou a ser afastado em 2017 por problemas com Cuca, desta vez Felipe Melo tem se dado bem com Roger Machado. Ele, inclusive, foi o primeiro a sair em defesa do novo comandante em entrevista coletiva, ainda na temporada passada.

Conteúdo publicado originalmente no site GloboEsporte

Publicada em 09/02/2018, às 10:15

Dudu vê Palmeiras mais forte e destaca trabalho de Roger Machado

Capitão do Verdão comenta bom início da equipe no Paulistão: "Estamos nos adaptando rápido"

Dudu e Roger Machado na Academia de Futebol (Foto: César Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação)

CLIQUE AQUI e receba notícias do Palmeiras direto no seu Messenger.

A palavra de capitão tem peso. Para o atacante Dudu, líder do Palmeiras e ídolo da torcida, o início 100% da equipe no Campeonato Paulista é resultado de um bom planejamento da diretoria e da rápida adaptação do grupo ao trabalho da nova comissão técnica.



Além de contratações pontuais, o Verdão abriu 2018 com Roger Machado no comando. Mesmo com pouco tempo, o trabalho do treinador é elogiado na Academia de Futebol.

– Estamos fazendo um trabalho bom, pré-temporada boa. A comissão técnica é nova, e o time está fazendo aquilo que é pedido. Estamos nos adaptando rápido. O Paulistão é o estadual mais difícil do Brasil, e ainda estamos 100%. Sabemos que uma hora podemos perder, mas temos de prolongar isso o mais distante possível – disse o atacante, que vê o elenco atual mais forte em relação ao ano passado:

– Fizemos algumas contratações pontuais, que estávamos precisando, chegaram novos jogadores. O time está sendo montado e treinado por um excelente treinador. Esperamos desenvolver ainda mais o que ele nos passa.
Depois de cinco rodadas, o Palmeiras é o único time do Paulistão com 100% de aproveitamento. Os 15 pontos deixam a equipe alviverde na liderança do Grupo C, sete pontos de vantagem para o vice-líder São Bento - Novorizontino, com sete pontos, e Ferroviária, com cinco pontos, completam a chave.



A sequência positiva, que será testada mais uma vez no próximo sábado, contra o Mirassol, no interior, é destacada por Dudu.

– Pega confiança. Estamos fazendo um bom começo de ano, isso nos deixa muito esperançosos para dar seguimento durante toda a temporada – acrescentou.

Conteúdo publicado originalmente no site GloboEsporte