Publicada em 31/01/2018, às 12:06

Peça-chave com e sem a bola, Felipe Melo brilha em números no Verdão

Meio-campista vive ótimo início de temporada e ganha importância no time de Roger Machado. Ele é o maior ladrão de bolas do Paulista e tem ido bem nos lançamentos

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

CLIQUE AQUI e receba notícias do Palmeiras direto no seu Messenger.

Neste início de Campeonato Paulista tem sido raro assistir a um erro de Felipe Melo. Titular em três das quatro vitórias do Palmeiras até aqui (em uma delas foi poupado), o meio-campista mostra importância tanto na hora de defender, quanto ao atacar. Os números neste início de Estadual confirmam o bom momento do camisa 30.

CONTINUA DEPOIS DOS ANÚNCIOS





Em um esquema que casa melhor com suas características, Felipe é o principal ladrão de bolas do Paulistão, mesmo tendo ficado fora de uma rodada. Primeiro meio-campista no time de Roger Machado, ele tem 13 desarmes certos na competição, o líder neste quesito.

Quando o Verdão tem a bola, Felipe Melo continua sendo peça importante, agora na construção de jogadas. Com 131 passes certos e apenas três errados, ele é o segundo titular de linha com melhor índice neste fundamento, atrás de Antônio Carlos. A diferença é que o zagueiro dá mais toques laterais, enquanto o volante arrisca mais bolas para "quebrar linhas" dos adversários.

Um exemplo disto são os lançamentos do camisa 30. Dois deles tiveram participação direta em gols do Verdão: o primeiro contra o Santo André, quando Willian completou a jogada depois de Borja receber uma bola longa de Felipe, que também deu a assistência para o gol de Dudu, domingo, contra o Bragantino.

Nenhum outro jogador de linha acerta mais lançamentos por partida do que Melo (são quatro por jogo). Ele tem aproveitamento melhor no fundamento até do que goleiros - apenas sete lançam melhor com as mãos do que o palmeirense com os pés.

Com um ano de Palmeiras, Felipe Melo vive seu momento mais estável. Durante a passagem de Eduardo Baptista, ele também jogou bem, mas tem sido ainda mais importante com Roger Machado. Diante dos entreveros com Cuca, jogou pouco com o técnico campeão brasileiro e foi recuperar o posto no time já no fim da última temporada, com Alberto Valentim.

Sempre com entrevistas marcantes, o volante está aparecendo menos fora de campo. A fase mais calma tem lhe rendido, inclusive, a função de capitão - nas duas vezes em que Dudu foi substituído por Roger, Felipe foi quem recebeu a braçadeira. Para alguns jogadores, ele é um exemplo no vestiário.

- O Felipe Melo é excepcional, de grupo. Ajuda todo mundo e cobra também, o que é importante. É o que está fazendo a gente evoluir. Hoje, nos treinamentos, a gente se cobra mais, a gente pede para o companheiro estar mais focado, mais concentrado. O Felipe é sensacional, está ajudando a gente, está passando tudo que viveu lá fora. Estamos evoluindo muito com ele e tenho certeza que ele também está evoluindo com a gente - disse Antônio Carlos.

Conteúdo publicado originalmente no site Lance!

Publicada em 09/02/2018, às 10:15

Dudu vê Palmeiras mais forte e destaca trabalho de Roger Machado

Capitão do Verdão comenta bom início da equipe no Paulistão: "Estamos nos adaptando rápido"

Dudu e Roger Machado na Academia de Futebol (Foto: César Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação)

CLIQUE AQUI e receba notícias do Palmeiras direto no seu Messenger.

A palavra de capitão tem peso. Para o atacante Dudu, líder do Palmeiras e ídolo da torcida, o início 100% da equipe no Campeonato Paulista é resultado de um bom planejamento da diretoria e da rápida adaptação do grupo ao trabalho da nova comissão técnica.



Além de contratações pontuais, o Verdão abriu 2018 com Roger Machado no comando. Mesmo com pouco tempo, o trabalho do treinador é elogiado na Academia de Futebol.

– Estamos fazendo um trabalho bom, pré-temporada boa. A comissão técnica é nova, e o time está fazendo aquilo que é pedido. Estamos nos adaptando rápido. O Paulistão é o estadual mais difícil do Brasil, e ainda estamos 100%. Sabemos que uma hora podemos perder, mas temos de prolongar isso o mais distante possível – disse o atacante, que vê o elenco atual mais forte em relação ao ano passado:

– Fizemos algumas contratações pontuais, que estávamos precisando, chegaram novos jogadores. O time está sendo montado e treinado por um excelente treinador. Esperamos desenvolver ainda mais o que ele nos passa.
Depois de cinco rodadas, o Palmeiras é o único time do Paulistão com 100% de aproveitamento. Os 15 pontos deixam a equipe alviverde na liderança do Grupo C, sete pontos de vantagem para o vice-líder São Bento - Novorizontino, com sete pontos, e Ferroviária, com cinco pontos, completam a chave.



A sequência positiva, que será testada mais uma vez no próximo sábado, contra o Mirassol, no interior, é destacada por Dudu.

– Pega confiança. Estamos fazendo um bom começo de ano, isso nos deixa muito esperançosos para dar seguimento durante toda a temporada – acrescentou.

Conteúdo publicado originalmente no site GloboEsporte