Publicada em 23/01/2018, às 10:06

Um mês de Fred no Cruzeiro: "clássico" por multa, bom ambiente e busca por gol

Camisa 9 completa 31 dias com a camisa celeste, se sente em casa na Toca da Raposa, mas ainda não balançou a rede no retorno ao clube

Fred completa um mês de Cruzeiro nesta terça-feira (Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)



Desde que Fred foi anunciado como novo reforço do Cruzeiro, há exato um mês, muitas coisas aconteceram: aposta no videogame? Cadê Fred no BID? Paga ou não paga a multa? Gol na estreia? Os dias foram passando, o atacante estreou, ainda não balançou a rede, mas já mostrou que está se sentindo em casa na Toca da Raposa ll. O GloboEsporte.com, resolveu, então, elencar os "melhores momentos" do camisa 9, nos primeiros 31 dias com a camisa celeste.

CONTINUA DEPOIS DOS ANÚNCIOS





O anúncio
Fred foi anunciado pelo Cruzeiro no dia 23 de dezembro da temporada passada. O contrato, que terá duração de três anos, foi assinado na mesma data. Ficou acertado que o atacante receberia salários mais bonificação por rendimento e títulos.

Atlético-MG?
Assim que assinou contrato com o Cruzeiro, Fred tratou de apagar todos as publicações sobre o Atlético-MG, seu ex-clube, nas redes sociais. Em um rápido momento, no Twitter, inclusive, ele ficou com duas fotos dos grandes rivais em sua conta - a foto de capa era do rival e a foto do perfil era do Cruzeiro.

Multa: a novela
Quando Atlético-MG e Fred sentaram para rescindir o contrato, firmaram um acordo em um novo documento: se o atacante acertasse com o Cruzeiro - e tão somente com o Cruzeiro -, Fred teria que pagar uma multa de R$ 10 milhões. O acordo previa, ainda, que o camisa 9 teria que avisar ao clube celeste sobre a multa antes da assinatura do vínculo. Isso foi feito para evitar que o Cruzeiro - que é quem assume o pagamento dos R$ 10 milhões - possa argumentar que não tinha ciência da cobrança no momento da assinatura do contrato. A diretoria da Raposa confirmou que estava ciente e entregou a situação ao jurídico, que à época afirmou que iria avaliar a validade da cobrança.

A multa deveria ser cobrada 24 horas após a inscrição de Fred no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, o que ocorreu no dia 16. Entretanto, o pagamento ainda não foi feito, e o Cruzeiro não se posicionou sobre a situação. Na última quinta-feira, a diretoria celeste pediu um prazo de mais uma semana para estudar o caso e, assim, dar um parecer.

Em casa
Fred foi apresentado no dia 4 de janeiro, destacou que o Cruzeiro é o time do seu coração e se mostrou emocionado em voltar para "casa", após 12 anos longe da Toca. De fato, o atacante tem se sentido mais em casa do que nunca no centro de treinamentos do clube. Amigo de longa data do atual camisa 9 da Raposa, Rafael Sobis ressaltou que nem parece que Fred chegou recentemente para fazer parte do grupo.

- Não basta só jogar bem. Tem que ser gente boa, bom de grupo, de convivência. O Fred já conhecia alguns jogadores, mas parece que está com a gente há anos. Já entrosou, vocês estão vendo aí nas redes sociais que está muita sacanagem, no bom sentido (risos). E ele está sempre participando - Rafael Sobis

Nas redes sociais, principalmente, durante a concentração, na pré-temporada, Fred apareceu em todas as "zueiras" do grupo. O Fifa, jogo de futebol no videogame, era o principal causador das apostas e, consequentemente, vídeos na internet. O próprio atacante foi alvo de uma das brincadeiras (veja no vídeo abaixo).



Além das resenhas com o grupo, Fred já levou a filha e a sobrinha na Toca da Raposa, que se mostraram à vontade. As pequenas aproveitaram o momento para brincar na casa nova.

Apesar do entrosamento fora de campo, Fred ainda não conseguiu balançar as redes no retorno ao Cruzeiro. Ele foi titular nos dois primeiros jogos do time na temporada. A ansiedade do atacante e dos companheiros pelo gol é nítida. Todos querem ver ele marcar novamente pelo clube, é o que afirma Thiago Neves. Vale lembrar, que o camisa 9 já soma 56 gols com a camisa celeste, todos contabilizados entre 2004 e 2005.

- Está todo mundo ansioso. Eu quero ser o primeiro a dar assistência para o Fred, o Robinho também. Está todo mundo pensando no gol dele. Só que a gente também não pode atropelar as coisas. Não podemos querer tocar uma bola, num momento em que você pode finalizar, você pode fazer o gol. A gente não pode ficar pensando só no gol do Fred e acabar esquecendo que você pode decidir a partida. As coisas com o Fred vão acontecer naturalmente, o gol dele vai sair. Espero que saia já na quarta, se ele for jogar. Tem que ser com calma. Se formos atropelar as coisas, vamos acabar nos prejudicando.

Conteúdo publicado originalmente no site GloboEsporte

Publicada em 09/02/2018, às 09:04

Invicto, Cruzeiro defende liderança contra o pressionado Democrata pelo Mineiro

Clubes se enfrentam nesta sexta-feira, às 21h30, em Governador Valadares, pela sexta rodada

Mamudão será palco do duelo entre Democrata e Cruzeiro (Foto: Divulgação/ Democrata)



Já é Carnaval! Porém, ainda não para Democrata e Cruzeiro, que vão se enfrentar na noite desta sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Mamudão, em Governador Valadares, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. Os times vivem momentos distintos na competição. A equipe de Mano Menezes ocupa o topo da tabela, com 13 pontos, e ainda está invicta neste ano. Já o clube do interior de Minas Gerais é o vice-lanterna, com quatro.



O Democrata chega na rodada precisando pontuar. O time repete o desempenho ruim do Mineiro do ano passado, quando quase foi rebaixado. Até aqui, a Pantera não teve sucesso jogando em casa: dois jogos e duas derrotas. Para o confronto com o Cruzeiro, a equipe está pressionada pelo resultado.

- É uma partida muito especial, contra um time grande. A gente tem que ter uma postura mais aguerrida. Trata-se de um jogo importantíssimo para nós, até mesmo em termos de tabela; precisamos pontuar nesta rodada - afirma o técnico Gilmar Estevam.

Nesta semana, o Democrata "ganhou" duas baixas no time titular. O zagueiro Allan Miguel torceu o joelho, rompeu os ligamentos e deve ficar afastado por um bom tempo. O goleiro Tiago Rocha também fica fora do duelo com a Raposa, por causa de um estiramento na coxa direita. Foram três treinamentos em campo, porém, sem poder contar com todos os jogadores disponíveis para a partida. Isso porque, devido ao desgaste, muitos foram poupados.



Noite de estreia

Líder, “com folga”, o Cruzeiro está tranquilo no Campeonato Mineiro e poderia, até mesmo, levar o time reserva para atuar em Governador Valadares. Porém, não parece ser a ideia do técnico Mano Menezes, que deve colocar em campo a maioria dos titulares. No ataque, o trio deve permanecer o mesmo: Rafinha, Arrascaeta e Fred. As mudanças devem ocorrer no sistema mais defensivo.

No treino dessa quinta-feira, Mano testou o argentino Mancuello entre os titulares. Ele deve atuar no lugar de Ariel Cabral e fechar a primeira linha do meio de campo ao lado de Henrique e Robinho. E não será apenas Mancu que fará o primeiro jogo entre os 11 iniciais. O lateral-esquerdo Marcelo Hermes pode estrear com a camisa do Cruzeiro logo na equipe principal. Egídio, “dono” da posição, deve ser poupado, já que jogou em todos os duelos da Raposa nesta temporada.

A dupla de zaga também sofrerá modificações. Certo é que o jovem Murilo, de 20 anos, será poupado e não vai iniciar entre os titulares. Léo terá um “novo” companheiro. Na quarta, Mano treinou com Digão. Porém, nas atividades dessa quinta, optou por Manoel - principal candidato à vaga no time.

Conteúdo publicado originalmente no site GloboEsporte