Publicada em 28/12/2017, às 14:59

Sérgio Xavier: Renato aposta que "espírito" do Grêmio pode "contaminar" Adriano

Para comentarista, técnico quer provar sua fama de "alquimista" e conseguir recuperar o Imperador. Para isso, ambiente profissional do Tricolor seria fundamental

Adriano Imperador fez um gol e deu uma assistência no Jogo das Estrelas, organizado por Zico (Foto: Alexandre Durão)

O técnico Renato Portaluppi está interessado em levar Adriano para o Grêmio, de acordo com o repórter Marco Aurélio Souza. Os dois estiveram juntos nesta quarta-feira, no Jogo das Estrelas, no Maracanã, promovido por Zico. Para o comentarista Sérgio Xavier Filho, o ambiente profissional do Tricolor seria fundamental para recuperar o Imperador.

- Não sei que proposta é essa, mas me encantou o lado humanitário disso. Que bacana que alguém está tentando tirar o Adriano desse habitat que não é bom para ele. Eu acho que é isso que o Renato está imaginando. "Eu vou levar o Adriano para Porto Alegre, vou isolar, e o Adriano vai ser contaminado pelo espírito profissional que tem lá" - disse o jornalista.

Sérgio Xavier citou o caso dos laterais Cortês e Léo Moura, contratados para o Grêmio em 2017, que se recuperaram no Tricolor. Por isso, o comentarista acredita que Renato Portaluppi tenta se mostrar um "alquimista".



- Eu acho que tem mais o lado de o Renato querer mostrar que é um alquimista. Ele recuperou o Cortês que ninguém queria. Trouxe o Léo Moura, e o cara é campeão da Libertadores. É bom para você.

O comentarista William Machado elogiou a personalidade de Adriano e disse torcer para a sua recuperação, mas lembrou o seu longo período de inatividade.



Após março de 2012, quando deixou o Corinthians, o Imperador ficou 22 meses sem atuar profissionalmente, até assinar com o Atlético-PR. Foram quatro partidas pelo Furacão no início de 2014. Depois de mais dois anos sem jogar, assinou com o Miami United em 2016, onde fez mais duas partidas, e deixou o clube em maio daquele ano. Desde então, não jogou mais.




- Hoje, o Adriano é um ex-atleta e, pelas declarações dele, está buscando voltar. Mas é uma pessoa formidável, de um astral... É uma excelente pessoa. Eu torço para que ele consiga retornar. Nas vezes que ele voltou, parece que ele não teve a dedicação, o apetite de bola para se dedicar, porque é muito difícil.

No Jogo das Estrelas, Adriano fez um gol, acertou a trave duas vezes e deu uma assistência para Romário. Para o comentarista Paulo Massini, das rádios Globo e CBN, o Imperador não mostra atualmente condição para voltar a ser um jogador profissional. No entanto, uma volta por cima não é impossível.


- Eu não duvido de ser humano nenhum. Nós já vimos milhares de exemplos de superação, de gente que recebeu diagnósticos terríveis, que ganhou medalha em Jogos Olímpicos, Paralímpicos. Nós, seres humanos, temos uma capacidade que nós não conhecemos para virar o jogo, para fazer algo diferente. Dizer que o Adriano pode ou não pode fazer algo, para mim, é algo impossível. Ele largou um tratamento do tendão. O Zico quis levá-lo para a Índia, e ele foi reprovado no exame médico. Se ele estiver a fim e conseguir se recuperar, a gente só pode aplaudir o Adriano. Fora isso, vendo o que vimos no Jogo das Estrelas, não tem a menor condição de ele jogar profissionalmente.

Conteúdo publicado originalmente no site Sportv