Publicada em 22/12/2017, às 12:02

Após renovação, Grêmio prepara plano de marketing para explorar marca "Renato"

Treinador e clube farão reunião para definir estratégia para lançar produtos em 2018

Renato Portaluppi será um tipo de garoto-propaganda no Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

A renovação de Renato Portaluppi com o Grêmio foi apenas a primeira etapa de uma imensidão estratégica que está por vir para 2018, em termos mercadológicos. O diretor de marketing Beto Carvalho terá reunião com o empresário Gerson Oldenburg e com o próprio treinador em janeiro para definir uma série de ações envolvendo a imagem do maior ídolo do clube.

Como não poderia ser diferente, o início dessa ideia será ligada a criação da estátua de Renato. Nesta quarta-feira, o Conselho Deliberativo aprovou a produção da obra em homenagem aos feitos do treinador. A construção será realizada no lado externo da Arena, próximo a rampa de acesso.

– Certamente nós vamos ver possibilidades de desdobramento, em conjunto com Renato, mas ainda precisamos sentar, não há nada específico definido. O Renato deverás ser dos ícones temáticos a ser explorado ao longo do próximo ano, a começar pela questão da estátua, que vamos criar. Vamos pensar em vários temas e desdobramentos – explica Carvalho, ao GloboEsporte.com.



Renato terá produtos licenciados que poderão ser revendidos na loja oficial do clube. No caso, o lucro será revertido tanto para o Grêmio quanto para o treinador. Embora ainda não exista a definição em relação a quais itens serão explorados, é praticamente certo que a estátua terá versões em miniatura.

O treinador também deverá servir de garoto-propaganda para aumentar o quadro social. Atualmente, o Grêmio conta com 93 mil sócios ativos, o que injeta no caixa do clube cerca de R$ 6 milhões mensais.



Na negociação para a renovação, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, disse que atingiu o limite possível de valorização sem afetar o caixa. Embora Renato tenha aceitado abaixo da pedida inicial, terá essa possibilidade de explorar a própria imagem com produtos comercializados pelo clube.




Renato terá linha de produtos no Grêmio (Foto: Grêmio / DVG)



Com a renovação de contrato, Renato estende o terceiro ciclo. Contratado em 19 de setembro de 2016, o treinador conta com uma passagem extremamente positiva, no qual foi campeão da Copa do Brasil no ano passado e da América este ano.


Renato é o único brasileiro a conquistar o torneio continental como como jogador e treinador. Ambos pelo Grêmio, em 1983 e 2017, respectivamente. Ainda foi o herói do título do Mundial Interclubes tricolor, ao marcar os dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Hamburgo.

Conteúdo publicado originalmente no site GloboEsporte