Publicada em 03/11/2017, às 19:05

'Tira dúvidas' sobre o caso de Guerrero: defesa, punição e mais

LANCE! conversou com Fernando Solera, presidente da comissão de dopagem da CBF

Exame apontou uso de substância estimulante em partida de Guerrero pelo Peru contra a Argentina (Foto: Ernesto Benavides/ AFP)

O caso Guerrero ainda é um mistério. Um exame antidoping ao qual o atacante foi submetido constatou a presença de uma substância estimulante, após a partida entre Peru x Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Mas, por enquanto, o peruano está apenas sob suspeita.

Guerrero nem sequer foi notificado oficialmente sobre o caso e terá direito à defesa. Sabe-se apenas que trata-se de uma substância estimulante. A Fifa optou por suspender o atacante preventivamente por 30 dias.

Baixe o App oficial do FutNet no Google Play Store ou na Apple App Store



Confira abaixo alguns esclarecimentos sobre o que pode vir a acontecer.

Que punições podem resultar em um controle de dopagem com resultado analítico reverso, como é o caso?

As punições variam entre penas, multas e até mesmo banimento do Esporte. A punição para o atleta pode chegar a quatro anos de suspensão das competições em qualquer tipo de modalidade esportiva e não apenas naquela onde a dopagem aconteceu, em caso de primeira infração.





E se o atleta utilizar uma substância ou método proibido sem intenção, ele poderá sofrer conseqüências assim mesmo?

Sim. O atleta é responsável por tudo que entra em contato com seu corpo. No entanto, eventuais punições dependem de como a substância proibida foi ingerida. Houve intenção ou não? Tudo isso pesa num julgamento.

Quanto tempo Guerrero tem para apresentar sua defesa?

Não há um prazo fixo. Porém, Guerrero terá cindo dias úteis para apresentar uma robusta defesa a partir do momento que for notificado do resultado do exame. Como é estrangeiro atuando no Brasil, o peruano pode ter mais de cinco dias úteis para se defender.

A substância estimulante encontrada no exame de Guerrero (S6) pode ser originada de um medicamento antigripal, por exemplo?

Sim. Alguns medicamentos antigripais contêm estimulantes.

Fontes: Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e Fernando Solera, presidente da comissão de dopagem da CBF.

*A reportagem foi atualizada às 18h37. A Federação Peruana de Futebol informou que Guerrero foi suspenso preventivamente pela Fifa por 30 dias.

Fonte: Lance!
Clique para ver a matéria no site fonte

Mais sobre - Flamengo