Publicada em 26/10/2017, às 14:28

Para a história: melhor em campo, Luan entra no top 3 do Grêmio em Libertadores

Após "briga" com médicos, atacante recupera ápice e encaixa time do Grêmio. Em processo de renovação, direção faz nova proposta para estender vínculo do atleta

Luan vibra após o primeiro gol contra o Barcelona (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)

Figura central na vitória por 3 a 0 do Grêmio sobre o Barcelona-EQU, na noite desta quarta-feira, Luan cada vez mais consegue desbravar feitos históricos pelo Tricolor gaúcho. Autor de dois gols no Monumental, eleito o craque do jogo pela Conmebol, o atacante pôde vibrar com um novo feito: entrou para o "top 3" do clube no ranking de gols em Libertadores.

"Sempre disse que o Luan, na minha opinião, é o melhor do futebol brasileiro. O Grêmio sentiu muito a ausência dele. Quando voltou, o time cresceu de produção" (Renato Gaúcho, técnico).

Baixe o App oficial do FutNet no Google Play Store ou na Apple App Store



Com oito gols, sendo sete neste ano, igualou os números de Osvaldo e Paulo Nunes. Agora, só fica atrás de Rodrigo Mendes, com 10 gols, e Jardel, histórico centroavante que balançou as redes 16 vezes na competição. O camisa 7 ainda é o maior artilheiro da Arena, com 29 tentos.

Para estar em campo e recuperar o seu melhor ritmo de jogo, Luan literalmente precisou "brigar" com médicos. Em um processo lento de recuperação por conta de um edema muscular na coxa direita, viveu 56 dias de ansiedade. Uma semana após voltar a iniciar uma partida, no empate sem gols contra o Corinthians, pelo Brasileirão, voltou a ter atuação de luxo pelo Grêmio.

– Me senti bem. Estava voltando nos jogos do Corinthians e do Palmeiras. Então, faltava o ritmo de jogo, que é diferente dos treinamentos. Pude readquirir e hoje estar 100%. Eu fui escolhido o melhor do jogo, só que dava para dar para ser qualquer um. Pelo que a equipe fez hoje, está todo mundo de parabéns. Na recuperação, já vinha correndo, brigando com os médicos para poder correr, não perder o ritmo para estar 100% – disse, na saída de campo.

Artilheiros do Grêmio em Libertadores

1. Jardel, 16 gols
2. Rodrigo Mendes, 10 gols
3. Luan, Osvaldo e Paulo Nunes, oito gols
4. Caio, sete gols
5. Lucas Barrios, Anderson Lima e Barcos, seis gols
6. Renato, Douglas, Guilherme e Tita, cinco gols

Luan não somente voltou a jogar bem como encaixou o time do Grêmio. Com ele centralizado, o time inteiro voltou a atuar bem, o que gerou elogios do técnico Renato Portaluppi e dos colegas.

– Sempre disse que o Luan, na minha opinião, é o melhor do futebol brasileiro. O Grêmio sentiu muito a ausência dele. Quando voltou, o time cresceu de produção. Tivemos todos os cuidados. Sabíamos que ele jogaria aqui. Junto com os demais companheiros, ajudou no crescimento da equipe – analisou Renato.

No jogo, o camisa 7 precisou de apenas sete minutos para mostrar o brilho que teria. Foi quando aproveitou cruzamento rasteiro de Bruno Cortez e tocou para as redes, numa bola que desviou na defesa antes de enganar o goleiro Banguera. Aos 6 da segunda etapa, recebeu de Edílson e tocou com categoria para o gol. O lateral-direito, aliás, foi quem tinha feito o segundo da partida, em cobrança de falta.

Processo de renovação

Após a partida, o tema "renovação" também foi abordado. E o presidente Romildo Bolzan revelou que o Grêmio formalizou uma proposta para ampliação do vínculo (o atual se encerra em setembro de 2018). Segundo o dirigente, o clube chegou ao "limite".

– O Grêmio formalizou uma proposta e está na espera da resposta do representante e do jogador. Continuo valendo da palavra do Luan que quer resolver essa situação da melhor forma possível. Mas o Grêmio chegou ao seu limite. Falta muito pouco para encerrar isso. Mas o que um não quer, dois não fazem – afirmou o dirigente.

Embora o atacante tenha aceitado a oferta salarial feita pelo clube gaúcho, há outros pontos centrais nas negociações: o valor da multa rescisória e a forma de pagamento da quantia que será paga pelos vencimentos retroativos a janeiro.

"O Grêmio chegou ao seu limite. Falta muito pouco para encerrar isso. Mas o que um não quer, dois não fazem" (Romildo)

O salário acertado será retroativo a janeiro. Luan quer receber a diferença à vista, na assinatura do vínculo até 2021. O Grêmio tem como intenção diluir a quantia no tempo total de contrato. Só que, por segurança, a parte do atleta entende que é melhor receber o dinheiro imediatamente, já que tem garantia de que ele não será vendido em janeiro, por exemplo.

A multa rescisória também é outro ponto de discussão. O Grêmio quer fixá-la em 25 milhões de euros (cerca de R$ 93,4 milhões, na cotação atual). O empresário Jair Peixoto entende que o valor é muito alto, acima do mercado. É outro ponto que o Grêmio segue irredutível.

Fonte: Globoesporte.com
Clique para ver a matéria no site fonte

Leia Mais
- Emissora revela que Grêmio espiona rivais com drone e esquenta final
- Gringos renascem e comandam vitória do Santos sobre o Grêmio
- Arroyo sobra até de time reserva e chegará a um mês sem atuar pelo Grêmio
- Everton "respeita" fase de Fernandinho e garante Grêmio com "sede de vitória"
- Leia mais notícias sobre Grêmio em www.futnet.com.br/gremio

Mais sobre - Grêmio