Publicada em 17/10/2017, às 13:22

Triplo dos pontos e 7 trocas: Inter passa por revolução desde tropeço para Boa

Três meses após derrota em casa, Colorado reencontra equipe mineira em momento contrastante, como líder isolado e a um passo do acesso na Série B após turbulência

Inter teve dificuldades e foi derrotado pelo Boa Esporte em casa (Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter)

Líder isolado da Série B, o Inter vê o retorno à Série A como algo cada vez mais nítido em seu horizonte. Mas não escapa de viver uma espécie de acerto de contas com seus 108 anos de história nesta terça-feira, a partir das 19h15, no Estádio Municipal de Varginha. O Colorado reencontrará o Boa Esporte, pela 30ª rodada da competição, após um dolorido revés por 1 a 0 em pleno Beira-Rio, diante de sua torcida. E com uma série de mudanças que o referendam a deixar a derrota cada vez mais soterrada como uma mácula distantes.

Nesta terça-feira, a equipe de Guto Ferreira entrará em campo com um total de sete alterações na formação titular, em comparação com a equipe derrotada em 1º de julho, pela 11ª rodada. Mas o principal contraste recai sobre os números. À época, a equipe somava 17 pontos e estava em quinto lugar na tabela. Desde então, fez mais do que triplicar a pontuação para chegar aos atuais 57 pontos, numa liderança confortável na Série B.

Baixe o App oficial do FutNet no Google Play Store ou na Apple App Store



No fatídico tropeço, Guto recém completava um mês no cargo e estava longe de ter conseguido implementar sua filosofia de jogo à equipe. Ainda assim, a equipe apresentava bom retrospecto, invicta sob seu comando com três vitórias e quatro empates em sete partidas... Até sofrer a primeira derrota com o técnico, em uma das piores atuações na temporada.

Muito em função das baixas, diga-se. À época, o Colorado não contava com seis jogadores: Edenílson (estava sem contrato), Uendel (suspenso), Carlos, Nico López e William Pottker (problemas musculares) e Felipe Gutiérrez (convocado). De quebra, Víctor Cuesta recém voltava de lesão muscular e permaneceu no banco de reservas. Daquela formação, apenas Danilo Fernandes, Danilo Silva, D'Alessandro e Charles estarão em campo nesta terça-feira (confira na tabela abaixo).

Na turbulência que persistiu por mais cinco rodadas, o Colorado viveu um de seus capítulos mais drásticos na competição. Em 90 minutos de uma atuação apática, com muitas dificuldades para furar a retranca rival. A equipe foi vazada aos 6, por Diones e não conseguiu buscar um empate sequer, mesmo com um a mais durante boa parte do segundo tempo (veja no vídeo). Não à toa, a torcida protestou do lado de fora do Beira-Rio após a partida.

– O Boa sempre foi equipe que não pode se desvalorizar, que sempre causa algum tipo de problema. Tem ataque rápido. A gente precisa ter toda a atenção possível. É um momento em que o Inter tem reposições importantes. O Inter vem com vários jogadores desfalcando da equipe base, mas não tenho que lamentar os guerreiros que não vou ter. Tenho que exaltar e procurar a melhor solução possível para surpreender – afirma Guto Ferreira.

MUDANÇAS DO INTER 3 MESES DEPOIS

De lá para cá, o Colorado passou por uma série de mudanças internas, com reflexo direto no atual momento, com o acesso cada vez mais iminente em seu horizonte. A começar pelos reforços. Camilo e Leandro Damião foram contratados para suprir carências identificadas na equipe. Brenner, por sua vez, deixou o clube por empréstimo ao Botafogo, na negociação para a contratação do meia.
E, sobretudo, Guto Ferreira enfim encontrou uma formação ideal, com o esquema e o estilo de jogo para o time, delineado no já tradicional 4-1-4-1, para superar a turbulência. O técnico superou o ultimato dado pela diretoria após a derrota pra o Vila Nova e encarreirou a série atual de 11 vitórias em 13 jogos. Os números, aliás, evidenciam a evolução do time:

Até a derrota para o Boa esporte:

11 jogos, 17 pontos e 51,5% de aproveitamento. Posição: 5º colocado

Desde a derrota para o Boa Esporte:

18 jogos, 40 pontos e 74% de aproveitamento. Posição: 1º colocado

Se há alguma semelhança do Inter de então com a equipe atual, ela reside sobre Edenílson. A exemplo do revés no Beira-Rio, o volante está suspenso e demandará o ingresso de um garoto entre os titulares. Há três meses, Mossoró foi o escolhido, com uma atuação apagada – não atuou pelo clube desde então. Nesta terça-feira, Valdemir e Jéferson disputam a vaga no meio-campo.

A dupla, aliás, não representa a única dúvida para a partida. Sem contar com Leandro Damião, atacante mais efetivo e apontado como fator direto para evolução do time, Guto mantém indefinido quem será o atleta a atuar na referência. Os três primeiros treinos indicaram Nico López na função. Mas William Pottker pode aparecer por ali, deslocado da posição habitual como extrema.

> BOA ESPORTE X INTER – SÉRIE B – 30ª RODADA
Local: Municipal de Varginha, em Varginha (MG)
Data e hora: terça-feira (16/10), às 19h15
Provável Boa Esporte: Fabrício, Ruan, Caíque, Douglas Assis e Paulinho; Escobar, Diones, Fellipe Mateus, Reis e Rodolfo; Thaciano
Provável Inter: Danilo Fernandes; Cláudio Winck, Danilo Silva, Víctor Cuesta e Uendel; Charles, Jéferson (Valdemir), Camilo, D'Alessandro e Nico López; William Pottker
Pendurados do Boa Esporte: Paulinho, Diones, Rodolfo, Wesley, Caíque, Geandro e Laércio
Pendurados do Inter: D'Alessandro, Cláudio Winck, Rodrigo Dourado, Felipe Gutiérrez, Diego e Leandro Damião
Quem está fora no Boa Esporte: Ramon, Josué e Elivélton
Quem está fora no Inter: Edenílson, Leandro Damião, Ernando, Klaus, Rodrigo Dourado, Fabinho
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento, auxiliado por Pedro Jorge Santos de Araujo e Rondinelle dos Santos Tavares (trio de Alagoas)
Transmissão: Premiere e PFCI. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos

Fonte: Globoesporte.com
Clique para ver a matéria no site fonte

Leia Mais
- Inter faz proposta e se aproxima de acerto com Roger como reforço para 2018
- Sócios do Inter terão acesso gratuito em despedida da Série B no Beira-Rio
- Camilo e Pottker destacam parceria em vitória do Internacional
- Após vitória, nem jogadores do Inter entendem gol anulado: "Apitou e paramos"
- Leia mais notícias sobre Internacional em www.futnet.com.br/internacional

Mais sobre - Internacional