Publicada em 11/10/2017, às 16:36

Números respaldam esforço do Grêmio para ter Arthur um dia após Seleção

Reserva na vitória por 3 a 0 sobre o Chile, volante deve atuar contra o Cruzeiro a partir das 21h45, na Arena, pela 27ª rodada do Brasileirão

Arthur, no treino da Seleção nesta terça-feira (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Do banco de reservas, Arthur assistiu à vitória do Brasil por 3 a 0 sobre o Chile nesta terça-feira, na Arena Palmeiras, pela última rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. E, ao que tudo indica, já voltará a campo menos de 24 horas depois de deixar o estádio palmeirense. O volante era aguardado pelo Grêmio para desembarcar em Porto Alegre até o começo da tarde desta quarta para atuar contra o Cruzeiro, a partir das 21h45, na Arena, pela 27ª rodada do Brasileirão.

Integrado à delegação, o jogador passará por uma avaliação com médicos e o departamento de fisologia para certificar suas condições de jogo. Como sequer atuou pela Seleção, não deve ter maiores problemas na partida à noite. Tudo faz parte de um plano especial traçado pelo clube para contar com o atleta, apontado por Renato Portaluppi como "galinha dos ovos de ouro" dos gremistas. E os números pelo Campeonato Brasileiro respaldam os esforços para ter Arthur como titular provável ou ao menos por alguns minutos diante da Raposa.

Baixe o App oficial do FutNet no Google Play Store ou na Apple App Store



A principal estatística, aliás, é bastante conhecida pelos torcedores. O volante é o jogador com mais passes certos da equipe, com um índice de acerto de 93% – foram apenas 56 erros em um total de 911 tentativas. Mas o jovem de 21 anos ainda se destaca como segundo que mais sofreu faltas e como vice-líder no número de roubadas de bola.

Arthur pelo Grêmio no Brasileirão

Líder em passes certos: 855 em 21 jogos (média de 40,71)
Vice-líder em roubadas de bola: 46 em 21 jogos (média de 2,19)
Vice-líder em faltas sofridas: 45 em 21 jogos (média de 2,14)

Os números dão bom indicativo da importância do volante para a mecânica de jogo do Grêmio. Desde que assumiu a posição de titular da equipe, é o responsável por distribuir o jogo e ditar o ritmo das transições do time da defesa ao ataque. Neste quesito, aliás, segue conselhos de Maicon para evoluir e tornar seus passes mais verticais, com objetivo de criar chances de gol.

Mas o peso de sua volta também se explica pela série de baixas de Renato para o meio-campo. E em especial para a posição de volante. Nesta quarta-feira, o técnico não pode contar com quatro atletas da função: Michel (artroscopia no joelho esquerdo), Maicon (cirurgia no tornozelo), Cristian e Ramiro (lesões musculares) – há ainda as ausências de Bressan, Luan e Douglas.

Desempenho à parte, o retorno de Arthur também é aguardado para finalizar as negociações para a sua renovação com o Grêmio. O desfecho positivo nas tratativas depende apenas de ajustes de detalhes. De acordo com o que o GloboEsporte.com apurou, há uma divergência de 10% entre a pedida e a oferta salarial, algo que não demanda uma negociação muito prolongada, ainda que as cifras envolvam uma valorização considerável. As duas partes também discutem o valor da multa rescisória do atleta, hoje na casa dos 40 milhões de euros.

A diretoria gremista trata do assunto com otimismo. A mesma sensação é partilhada pelo estafe e por pessoas próximas a Arthur. A boa relação com o empresário do atleta, Jorge Machado, potencializa o sentimento de que o desfecho será positivo.

GRÊMIO X CRUZEIRO – 27ª RODADA DO BRASILEIRÃO

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Data e hora: quarta-feira, 21h45 (de Brasília).
Escalação provável do Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Arthur, Fernandinho, Patrick (Léo Moura) e Everton; Lucas Barrios.
Escalação provável do Cruzeiro: Rafael; Ezequiel, Digão, Manoel e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Alisson, Thiago Neves e Rafinha; Rafael Sobis.
Desfalques do Grêmio: Bressan, Cristian, Ramiro, Michel, Maicon, Douglas e Luan.
Desfalques do Cruzeiro: Léo, Murilo, Fábio, Dedé, Ariel Cabral, Raniel, Robinho e Sassá.
Pendurados do Grêmio: não há.
Pendurados do Cruzeiro: Diogo Barbosa, Hudson, Jonh Lennon, Lucas Romero, Murilo, Rafinha, Raniel e Sassá.
Trio de arbitragem: Rodrigo Batista Raposo, auxiliado por José Reinaldo Nascimento Júnior e Daniel Henrique da Silva Andrade. O trio é do Distrito Federal.
Transmissão: TV Globo para MG (com Rogério Correa, Bob Faria e Márcio Rezende Freitas) e Premiere (com Marcio Meneghini e Mario Marcos)

Fonte: Globoesporte.com
Clique para ver a matéria no site fonte

Leia Mais
- Gringos renascem e comandam vitória do Santos sobre o Grêmio
- Arroyo sobra até de time reserva e chegará a um mês sem atuar pelo Grêmio
- Everton "respeita" fase de Fernandinho e garante Grêmio com "sede de vitória"
- Seria o Grêmio o melhor time do Brasil? Até que ponto a Libertadores atrapalhou?
- Leia mais notícias sobre Grêmio em www.futnet.com.br/gremio

Mais sobre - Grêmio