Publicada em 04/04/2017, às 09:46

Primeira Liga vira trunfo para acelerar ajuste de Barrios e Gata ao Grêmio

Renato deve escalar gringos na formação alternativa para encarar o América-MG nesta quarta-feira, às 19h30, na Arena, pela última rodada da fase de grupos

Lucas Barrios deve ser titular do Grêmio de Renato (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)

Longe de ser prioridade para o Grêmio, a Primeira Liga é alvo de testes até mesmo para atletas do elenco de transição gremista em 2017. Mas ganha uma pitada especial – com sotaque castelhano – de Renato Portaluppi, ao menos para o duelo desta quarta-feira, às 19h30, na Arena, diante do America-MG. O Tricolor irá a campo com uma formação alternativa, rotina na competição, "esquentada" com as prováveis presenças de Lucas Barrios e Gastón Fernández como atrações ilustres do duelo.

Até porque a ideia do treinador é justamente "soltar aos poucos" a dupla de gringos, para que se ambientem de vez ao Grêmio e possam render no mesmo nível dos demais titulares, até brigando por posição na equipe. Renato, aliás, dá atenção de sobra ao meia e ao centroavante para que assimilem seus pedidos dentro de campo, como treino desta segunda-feira pode atestar.

Na reapresentação do elenco para trabalhos, o treinador delineou uma provável formação reserva para encarar o América-MG com a presença de La Gata e Barrios em um treinamento coletivo (veja no campinho abaixo). Participativo, o comandante fez questão de parar a atividade com frequência para orientar os atletas tanto sobre a movimentação com e sem a bola quanto nas jogadas de bola parada. E se aproximou do camisa 10 e do centroavante para passar ordens específicas, ao pé do ouvido.

Leia Mais
- Renato rebate colunista sobre fase do Grêmio: "Para de falar besteira"
- Bolzan revela 'alívio' por fugir de Gre-Nal, mas aponta Flu como adversário forte para Grêmio
- Olho no Gauchão: Grêmio avalia desgaste e cogita preservar peças na Libertadores
- Nada feito para o Flamengo: STF confirma Sport como único campeão Brasileiro de 1987
- Leia mais notícias sobre Grêmio em www.futnet.com.br/gremio

A tendência, assim, é de que ambos estejam entre os titulares nesta quarta-feira, em um quarteto ofensivo completo ainda por Everton e Fernandinho – que também tentam cavar mais espaço com Renato. Lado a lado, a dupla completará apenas o sexto jogo com a camisa do Grêmio. Até o momento, Barrios soma um gol no Tricolor, após se recuperar de edema na coxa direita, e La Gata contribuiu com uma assistência. O centroavante, aliás, prega "paciência" por uma vaga no time, que mantém a base que rendeu ao clube o penta da Copa do Brasil em 2016.

– A gente sabe que vem em um time que estava pronto, fazendo a pré-temporada. A gente respeita as decisões do treinador. No momento em que decide colocar um jogador no campo, tem fazer o que ele pede para demonstrar que ele pode contar com a gente. É um time forte. Daqui a pouco, a gente vai entrando em jogos. Todo mundo tem a confiança do treinador. Não só os 11. O Grêmio precisa de um time forte, porque tem muitos torneios. Quarta-feira é a oportunidade de muitos caras jogarem e aproveitarem a oportunidade – assegura o gringo.

Uma primeira amostra de entrosamento da dupla já rendeu frutos ao Tricolor no último domingo. La Gata deu passe açucarado para Barrios anotar seu primeiro gol com a camisa gremista, já aos 40 do segundo tempo da vitória por 2 a 0 sobre o Veranópolis, pelas quartas de final do Gauchão. Depois, o centroavante fez as vezes de "10" e serviu o companheiro, que, dentro da área, emendou de primeira, mas mandou para fora.

A "passagem" como meia durante o triunfo sobre o VEC inspira o centroavante inclusive para se doar e aparecer mais recuado, se necessário no Tricolor. Até para se adaptar ao estilo de jogo mais movediço da equipe.

– Não tenho problema de jogar como entrei ontem (domingo) e dar a mobilidade que consegui para o time. Não somente fazendo pivô. Jogando para trás, para que o time consiga sair. Dar uma assistência para Gastón converter. Me entendi bem com Gastón e com meus companheiros. A gente procura fazer o que o Renato pede. Vou me adaptar tranquilamente à forma de jogar. O importante é que cada dia o time está forte – ressalta Barrios.

O elenco gremista se reapresenta para trabalhos na manhã desta terça-feira. O Grêmio volta a campo na próxima quarta-feira, às 19h30, para encarar o América-MG, na Arena, pela 3ª e última rodada da fase de grupos da Primeira Liga. O Tricolor precisa vencer para se classificar às semifinais da competição. Os atletas não relacionados treinarão pela manhã, no CT Luiz Carvalho, de olho no jogo da volta com o VEC, às 16h do próximo sábado.

Fonte: GloboEsporte
Clique para ver a matéria no site fonte

Mais sobre - Grêmio