Publicada em 30/03/2017, às 09:54

A volta do pé-quente em clássicos: quem sai para entrada de Arrascaeta?

Uruguaio retorna de partidas pelas Eliminatórias e reassume vaga no time titular de Mano; Alisson ou Ábila podem deixar equipe para a entrada do camisa 10

Arrascaeta: direto da seleção uruguaia para o clássico contra o Galo (Foto: Washington Alves)

Arrascaeta costuma se dar bem em clássicos contra o Atlético-MG. É só olhar para o último confronto, neste ano, pela Primeira Liga, quando o uruguaio marcou o gol da vitória do Cruzeiro no Mineirão. Pé-quente em confrontos contra o arquirrival e com um ótimo retrospecto na temporada, o retorno do meia da seleção do Uruguai levanta a questão: quem deixa o time titular para o retorno do gringo?

Desgastado pela viagem de retorno da seleção uruguaia, que estava em Lima, onde perdeu para o Peru por 2 a 1, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, Arrascaeta não deve ter moleza. O camisa 10 entra jogando contra o Atlético-MG, no sábado, às 16h (de Brasília), no Mineirão. Mano Menezes tem a resposta sobre onde o uruguaio entra, mas como mistério faz parte do clima do clássico, isso só deve ser revelado minutos antes do jogo.

Com a ausência de Robinho, que se recupera de uma lesão na coxa direita, Thiago Neves herdou a posição, pela ponta direita, Arrascaeta deve voltar a jogar centralizado, como de costume. A questão é desvendar se Mano mantém Alisson pela esquerda, com Sobis como falso nove, ou se saca o jovem meia para colocar Ábila.

Leia Mais
- Nepomuceno confirma jogo com torcida única e recebe crítica da Raposa
- Cruzeiro se reúne com Ministério Público e pede apoio para ter sua torcida no segundo jogo da final do Mineiro
- Diogo Barbosa: Cruzeiro tem que construir boa vantagem no 1º jogo das finais do Mineiro
- Sobis ironiza proibição da torcida cruzeirense no segundo jogo da final do Mineiro: "É piada!"
- Leia mais notícias sobre Cruzeiro em www.futnet.com.br/cruzeiro

Ábila é cotado para assumir a titularidade, mais uma vez. Com isso, Rafael Sobis, que tem jogado como centroavante, seria recuado para a função da armação das jogadas. O argentino, camisa 9 nato, ficaria mais à frente, responsável, principalmente, pelas finalizações e, possivelmente, os gols. Assim, Arrascaeta poderia ficaria por uma ponta, e Thiago Neves pela outra. Nesta temporada, o argentino já atuou em 12 partidas (quatro como titular e oito como suplente) e marcou oito gols.

Decisivo nos últimos clássicos

Desde que chegou ao Cruzeiro, Arrascaeta disputou seis clássicos. Foram duas vitórias, três empates e apenas uma derrota, com um aproveitamento de 50%. O uruguaio ficou marcado por gol feito com uma caneta em Josué, no primeiro jogo da semifinal do Mineiro de 2015, no Independência. No jogo da volta, a Raposa acabou perdendo e foi eliminada do Estadual pelo rival.

Outra atuação marcante de Arrascaeta em um clássico foi no primeiro turno do Brasileiro do ano passado. O Cruzeiro venceu a partida por 3 a 2, e o uruguaio participou dos três gols celestes: deu assistência para Alisson no primeiro gol, fez a jogada que originou o segundo e cruzou a bola na cabeça de Bruno Rodrigo, de falta, para decretar a vitória.

Para fechar, o camisa 10 foi decisivo no primeiro clássico do ano, marcando o gol da vitória do Cruzeiro sobre o Atlético-MG, na estreia dos times na Primeira Liga. Na partida, Arrascaeta aproveitou uma falha de Felipe Santana, driblou o goleiro Giovanni e fez o gol que colocou a Raposa à frente no primeiro confronto entre os rivais na temporada.

Se Arrascaeta tem se mostrado como destaque nos clássicos, o uruguaio também tem um ótimo retrospecto na temporada. Em 2017, ele atuou em 13 partidas, doze oficiais e um amistoso contra o Brasília. Com o estrangeiro em campo, são doze vitórias e apenas um empate, esse contra o Tombense, pela oitava rodada do Mineiro. Ao todo, são quatro gols e duas assistências. Com Arrascaeta em campo, neste ano, a Raposa tem 94% de aproveitamento. Sem o uruguaio, o time celeste o número cai para 83%.

Confira os clássicos que Arrascaeta disputou pelo Cruzeiro:

- Cruzeiro 1 x 1 Atlético-MG - 08/03/2015 (sexta rodada do Campeonato Mineiro, no Mineirão)

- Atlético-MG 1 x 1 Cruzeiro - 12/04/2015 (jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro, no Independência - marcou um gol)

- Cruzeiro 1 x 2 Atlético-MG - 19/05/2015 (jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro, no Mineirão - marcou um gol)

- Atlético-MG 2 x 3 Cruzeiro - 12/06/2016 (sétima rodada do Campeonato Brasileiro, no Independência)

- Cruzeiro 1 x 1 Atlético-MG - 18/09/2016 (26ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão)

- Cruzeiro 1 x 0 Atlético-MG - 01/02/2017 (primeira rodada da Primeira Liga, no Mineirão - marcou um gol)

Fonte: GloboEsporte
Clique para ver a matéria no site fonte

Mais sobre - Cruzeiro