Publicada em 29/03/2017, às 09:10

Da liderança à fuga do rebaixamento: o que vale a rodada final do Gauchão

Primeira fase chega ao fim com todos os 12 times ainda almejando alguma coisa

Carrossel Gauchão (Foto: Editoria de arte)

Pela primeira vez desde que o Gauchão começou, os seis jogos serão disputados no mesmo dia e horário. É que, do primeiro lugar à fuga do rebaixamento, os 12 times da primeira divisão entram em campo a partir das 21h45min desta quarta-feira almejando ainda alguma coisa no campeonato.

Nem o líder Novo Hamburgo pode relaxar na última partida da primeira fase. Em caso de empate com o Veranópolis no Estádio do Vale, o Noia fica ao alcance do Caxias, que pega o deseperado Ypiranga, em Erechim. A sequência de quatro jogos sem vitórias pode ser um fator preocupante depois de uma arrancada que surpreendeu a todos.

Baixe o App oficial do FutNet no Google Play Store ou na Apple App Store

Na ponta de baixo, o Passo Fundo está com um pé na Divisão de Acesso. Situação parecida com a do Ypiranga, que também não depende só de si para escapar. Confira abaixo o que vale cada duelo na rodada eletrizante desta quarta:



NOVO HAMBURGO X VERANÓPOLIS

Vitória do Novo Hamburgo: o líder consolida a primeira colocação, com 23 pontos, enquanto o Veranópolis, com 15, classifica-se entre o 5º e o 7º lugar, já que fica ao alcance de Inter e São José.

Empate: o Noia vai a 21 pontos e pode perder o primeiro lugar para o Caxias caso o time da Serra vença o Ypiranga e tire a diferença de dois gols a favor do Anilado no saldo. O VEC vai a 16 e fica ao alcance de Inter e São José.

Vitória do Veranópolis: o VEC chega aos 18 pontos e pode acabar em terceiro se Grêmio e Cruzeiro perderem. Na pior hipótese, fica em quinto. Já o Anilado fica com 20 pontos e pode perder o primeiro lugar caso o Caxias obtenha uma vitória simples na rodada.

YPIRANGA X CAXIAS

Vitória do Ypiranga: o Canarinho vai a 11 pontos e, caso Juventude, Brasil e São Paulo não pontuem, pode até mesmo se classificar em oitavo lugar. Se São Paulo e Brasil ganharem e o Juventude empatar, o Ypiranga está rebaixado. O Caxias, com 18 pontos, ficaria ao alcance de Grêmio e Cruzeiro, mas não sai do G-4.

Empate: o Ypiranga pode se livrar do rebaixamento, desde que o São Paulo perca para o Grêmio por dois gols ou mais de diferença. O Caxias chega a 19 pontos e, mesmo podendo ser ultrapassado por Grêmio e Cruzeiro, não deixa o G-4.

Vitória do Caxias: o Caxias vai a 21 pontos e, caso o Novo Hamburgo não vença o Veranópolis, pode terminar a primeira fase do Gauchão na liderança se tirar a diferença no saldo de gols. O Ypiranga cai para a Divisão de Acesso.

SÃO PAULO X GRÊMIO

Vitória do São Paulo: o Leão do Parque chega a 12 pontos e pode até mesmo se classificar em oitavo caso Juventude e Brasil não vençam seus jogos. O Grêmio, terceiro colocado, fica com 17 pontos e pode ser ultrapassado por Cruzeiro e Veranópolis, caindo para 5º se isso ocorrer.

Empate: o São Paulo chega aos 10 pontos e precisará torcer contra o Ypiranga para não cair. O Grêmio vai a 18 e pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro – e pelo VEC em caso de uma goleada histórica sobre o Novo Hamburgo, pois a diferença entre Tricolor e Pentacolor é de seis gols.

Vitória do Grêmio: o Tricolor de Porto Alegre chega aos 20 pontos e pode acabar na vice-liderança se o Caxias não passar de um empate diante do Ypiranga. Para se livrar do rebaixamento, o São Paulo passa a torcer por derrota do time de Erechim. Em caso de empate entre Ypiranga e Caxias, o Leão do Parque garante-se na primeira divisão se a derrota for por um gol de diferença, pois ficaria com saldo igual ao do Canarinho, levando vantagem nos demais critérios: número de gols marcados (antes dos jogos: 10 contra 7).

INTER X CRUZEIRO

Vitória do Inter: o Colorado, que tem saldo 1, salta para 17 pontos e ultrapassa pelo número de gols marcados o próprio Cruzeiro, que inicia a rodada como quarto colocado, com saldo 3. Se Grêmio (17 pontos) e Veranópolis (15) perderem, o Inter pode acabar em terceiro lugar.

Empate: o Cruzeiro chega a 18 pontos, só perde a quarta colocação se o Veranópolis vencer o Novo Hamburgo por dois gols ou mais e ainda pode ganhar uma posição se o Grêmio perder para o São Paulo. Já o Inter fica com 15 e pode perder uma posição em caso de vitória do São José ou ganhar uma se o Noia derrotar o VEC.

Vitória do Cruzeiro: o Estrelado chega a 20 pontos e pode acabar na vice-liderança caso Caxias e Grêmio não vençam seus jogos. O Inter fica com 14 e perde uma posição se o jogo entre São José e Juventude terminar com um vencedor.

JUVENTUDE X SÃO JOSÉ

Vitória do Juventude: o Alviverde vai a 14 pontos e ultrapassa o São José. Caso o Inter perca, ganha mais uma posição, fechando a fase classificatória em sexto. Já o Zequinha pode perder a vaga no G-8 se o Brasil vencer e tirar diferença no saldo.

Empate: garante a classificação do São José em sexto (se o Inter perder) ou sétimo. Já o Juventude vai a 12 pontos e precisará torcer por um empate ou derrota do Brasil para não ficar de fora da zona de classificação.

Vitória do São José: o Zequinha vai a 16 pontos, podendo se classificar em quinto caso VEC e Inter não consigam mais do que um empate na rodada. O Juventude só se classifica se o Brasil não vencer o Passo Fundo, e ainda corre risco de cair caso Brasil, São Paulo e Ypiranga vençam.

PASSO FUNDO X BRASIL

Vitória do Passo Fundo: o lanterna, que inicia a rodada com saldo -10, vai a nove pontos e precisa torcer para que o São Paulo (nove pontos e saldo -6) e o Ypiranga (oito pontos e saldo -7) percam para não ter que fazer muitas contas. Caso o time de Erechim empate, o Galo do Norte terá de golear o Brasil. Um empate do São Paulo, porém, já rebaixa o Passo Fundo. O Xavante pode acabar rebaixado se São Paulo e Ypiranga vencerem.

Empate: rebaixa o Passo Fundo independentemente dos demis resultados. Já o Brasil vai a 11 pontos e fica na expectativa. Pode ultrapassar o Juventude e se classificar caso o time de Caxias perca, mas também pode cair se ocorrer a seguinte combinação: empate ou vitória do Juventude, vitória do São Paulo e vitória do Ypiranga, desde que o time de Erechim supere o Xavante no saldo de gols (antes da rodada, a diferença é de seis gols pró-Brasil).

Vitória do Brasil: o Passo Fundo cai e o Xavante entra na disputa por uma vaga entre os classificados. Com 13 pontos, o Brasil torce para que o São José vença o Juventude por qualquer placar ou para que o Alviverde consiga uma vitória por mais de dois gols em cima do Zequinha.

Fonte: GloboEsporte
Clique para ver a matéria no site fonte

Leia Mais
- Cuca diz que Jailson continua no gol e Deyverson fará sua estreia no Verdão
- Poupado, Diego desfalca o Flamengo; Conca e Diego Alves seguem fora
- Cássio responde críticas, lamenta desfalques e se esquiva sobre Walter
- Em treino cheio de incentivo, Dorival cobra mais velocidade no São Paulo

Últimas