Publicada em 23/03/2017, às 09:25

Blindagem, fama na base e passos de Jefferson: quem é Saulo, o estreante?

Quarto goleiro do Botafogo, jovem de 21 anos e 1,9 m faz o seu primeiro jogo como profissional contra o Flu nesta quinta. "Vejo potencial grande nele", diz preparador

Prazer, Saulo! Goleiro de 21 anos terá enfim chance de se apresentar para a torcida (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)

Do alto de seu 1,9 m de altura, 85 kg e com quatro anos de clube, Saulo ainda passa despercebido para grande parte da torcida do Botafogo. Mas na noite desta quinta-feira ele terá, enfim, a chance de se apresentar a todos os alvinegros. O atual quarto goleiro do elenco de Jair Ventura pulou a fila com as lesões de Jefferson e Helton Leite, e ainda a convocação de Gatito Fernández para a seleção paraguaia, e será o titular contra o Fluminense na noite desta quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Nilton Santos. Aos 21 anos, fará sua estreia no Clássico Vovô.

Mas, afinal, o que os torcedores podem esperar do debutante da noite? O cartão de visitas terá que ser em campo. O jovem foi blindado pela comissão técnica, que vetou os pedidos de entrevistas antes do clássico. Há certa preocupação de que a badalação atrapalhe a concentração do garoto. Porém, quem o conhece não tem nada a temer, nem mesmo o fato de a estreia ser logo em um clássico. O clube sequer achou necessário alterar o planejamento em função do estreante, como explica Flávio Tênius, preparador de goleiro alvinegro.

Baixe o App oficial do FutNet no Google Play Store ou na Apple App Store

– A gente vai se encontrar na concentração, ver vídeos, o procedimento normal, como acontece com os outros goleiros. Eu acho bom jogar logo um jogo bom assim, não vejo como uma responsabilidade a mais, e sim uma motivação a mais. Ele está tranquilo, sabia da possibilidade antes. Já estava na cabeça fazendo as contas que se o Gatito fosse para a seleção, e com a contusão do Helton, ele poderia pegar uns dois jogos aí. Apesar da pouca idade, no dia a dia parece até ser mais velho. Concentrado, atento às orientações, percebe treinando com os mais experientes o que pode melhorar. Está formando o estilo dele como goleiro.



Saulo chegou ao Botafogo em 2013 e fez sucesso nas categorias de base. Integrando o time sub-20, o goleiro se tornou um dos destaques da campanha do título do Campeonato Carioca de 2014. Com grandes defesas, o jovem foi o nome dos dois jogos da final justamente contra o Fluminense, que tinha jogadores como Gustavo Scarpa e Gerson, hoje no Roma, da Itália. Venceu por 1 a 0 nas Laranjeiras e segurou o 0 a 0 no Caio Martins. Foi titular até 2015, quando foi promovido definitivamente para os profissionais.

Internamente, ele passou a ser visto por muitos como possível sucessor de Jefferson. As comparações eram inevitáveis até pela trajetória em comum. Assim como o ídolo alvinegro, Saulo também começou em uma escolinha de futebol do Cruzeiro e foi atacante antes de se encontrar como goleiro. Além disso, ambos guardam certa semelhança física. Para Tênius, que trabalha com Jefferson desde quando estavam no clube mineiro, há algo de semelhante entre eles.

– Esse foco no dia a dia, na profissão, isso desde jovem me impressionava no Jefferson. E o Saulo tem isso, no dia a dia não tem muita brincadeira, cara concentrado, que trabalha sempre no limite dele... Tem um pouquinho da personalidade do Jefferson, mas cada um tem a sua característica. E eles são bem amigos, o Jefferson gosta muito dele. Vejo potencial grande nele, é um garoto que, embora seja alto, é muito rápido, muito forte nas defesas. Torço muito para que faça um grande jogo – desejou o preparador, que estará com Helton Leite no banco.

No ano passado, Saulo também passou por um momento parecido ao de Jefferson: sofreu uma lesão no joelho durante um treinamento em General Severiano, e exames apontaram a necessidade de um quadro cirúrgico no menisco. Porém, ao contrário do ídolo, que precisou ser operado uma segunda vez e já está há quase um ano fora dos gramados, o jovem teve uma rápida recuperação e voltou às atividades depois de um mês.

Fonte: GloboEsporte
Clique para ver a matéria no site fonte

Leia Mais
- Lindoso busca valorizar grupo atual e usa Marcos Vinícius como exemplo
- Jair confirma Gatito e Arnaldo fora e fala sobre Camilo: 'Decisão foi dele'
- No papel: Jefferson assina renovação com o Botafogo até o final de 2018
- Rodrigo Pimpão confirma despedida de Camilo e deseja sorte: 'Amizade'
- Leia mais notícias sobre Botafogo em www.futnet.com.br/botafogo

Mais sobre - Botafogo