Publicada em 22/03/2017, às 11:18

De Dodô até Renan: as histórias do Botafogo no Clássico Vovô no Nilton

Dez anos depois da inauguração do estádio, Botafogo e Fluminense voltam a se encontrar no Nilton Santos. LANCE! lembra histórico do confronto e enumera destaques alvinegros

Os três jogadores da foto já foram protagonistas de um Botafogo x Fluminense no estádio (Foto: Montagem)

No Clássico Vovô desta quinta-feira, o Estádio Nilton Santos completará dez anos de jogos disputados entre Botafogo e Fluminense. Desde a inauguração em 2007 - vitória do Botafogo, com dois gols de Dodô - até ao brilho de Renan nas penalidades na semifinal do Campeonato Carioca de 2015. Os rivais se encontraram 15 vezes no estádio. E o LANCE! decidiu lembrar dos momentos que o alvinegro pode se inspirar para receber mais um Clássico Vovô em casa.

No histórico do confronto no Nilton, foram quatro vitórias do Botafogo, oito empates e três triunfos (contando um título carioca, conquistado em 2012) do rival Fluminense. A primeira e mais marcante vitória do Glorioso aconteceu em 2007, na inauguração do estádio. Alex Dias chegou a abrir o placar para o time das Laranjeiras, mas Dodô marcou duas vezes e virou o jogo para o Alvinegro.

Baixe o App oficial do FutNet no Google Play Store ou na Apple App Store

Posteriormente, houve uma série de quatro empates em Clássico Vovô dentro do Nilton Santos, que só viria a ser quebrada em 2011. Naquele ano, foram duas vitória seguidas do Glorioso. A primeira, pelo Carioca, com gols de Renato Cajá, Herrera e Loco Abreu. O uruguaio perdeu um pênalti de cavadinha - defendido por Cavalieri - mas converteu outro. O segundo triunfo ocorreu no Brasileirão, em que Lucas e Elkeson balançaram as redes do Fluminense.



O ano seguinte foi de supremacia tricolor no estádio, com o título carioca em cima do Botafogo. A vingança viria somente em 2015 - o Nilton Santos esteve parado em 2013 e 2014 - quando o Alvinegro venceu o rival por 2 a 1 nas semifinais do Campeonato Carioca. O grande destaque foi o goleiro Renan, que decidiu a vaga nos pênaltis, defendendo duas penalidades e convertendo a sua.

Agora, o primeiro encontro entre o Glorioso e o Tricolor na temporada volta a ser no estádio, que não recebe o clássico tem mais de dois anos. A expectativa dentro do clube é de mais um grande jogo e, quem sabe, uma vitória para se estabilizar na zona de classificação para as semifinais do Carioca deste ano.

- Sempre bom jogar no nosso estádio. Contra o Vasco, o mando era deles, mas a gente se sente em casa. Clássico aqui é sempre bom - disse Guilherme, que deve dar lugar a Pimpão entre os titulares, sobre clássico na casa alvinegra.

CLÁSSICO VOVÔ NO ESTÁDIO NILTON SANTOS:

​(2007) Botafogo 2 x 1 Fluminense - Brasileiro
​(2008) Botafogo 1 x 1 Fluminense - Brasileiro
​(2009) Botafogo 0 x 0 Fluminense - Brasileiro
​(2010) Botafogo 1 x 1 Fluminense - Carioca
(2010) Botafogo 0 x 0 Fluminense - Brasileiro
(2011) Botafogo 3 x 2 Fluminense - Carioca
​(2011) Botafogo 2 x 1 Fluminense - Brasileiro
(2012) Botafogo 1 x 1 Fluminense - Carioca
(2012) Botafogo 1 x 1 Fluminense - Carioca
​(2012) Botafogo 1 x 4 Fluminense - Carioca
(2012) Botafogo 0 x 1 Fluminense - Carioca
​(2012) Botafogo 1 x 1 Fluminense - Brasileiro
(2012) Botafogo 0 x 1 Fluminense - Brasileiro
​(2013) Botafogo 1 x 1 Fluminense - Carioca
(2015) Botafogo 2 x 1 Fluminense - Carioca

Fonte: Lancenet
Clique para ver a matéria no site fonte

Leia Mais
- Lindoso busca valorizar grupo atual e usa Marcos Vinícius como exemplo
- Jair confirma Gatito e Arnaldo fora e fala sobre Camilo: 'Decisão foi dele'
- No papel: Jefferson assina renovação com o Botafogo até o final de 2018
- Rodrigo Pimpão confirma despedida de Camilo e deseja sorte: 'Amizade'
- Leia mais notícias sobre Botafogo em www.futnet.com.br/botafogo

Mais sobre - Botafogo