Publicada em 12/01/2017, às 09:12

Grêmio volta com base campeã e três reforços, mas sem "fazedores de gols"

Clube vê frustrada busca por atacantes após dois jogadores passarem por exames no CT, mas valoriza manutenção de time campeão da Copa do Brasil para 2017

Grêmio se reapresenta com base campeã e três novidades (Foto: Arte / GloboEsporte.com)

O Grêmio voltará ao trabalho a partir das 15h30 desta quinta-feira, no CT Luiz Carvalho. O torcedor, porém, não verá grandes novidades no elenco. A base pentacampeã da Copa do Brasil está mantida, com todos os titulares seguindo no clube. No total, três reforços foram contratados até o momento – Leonardo Moura, Michel e Leonardo (ainda não oficializado). Por outro lado, duas negociações foram encerradas quando os futuros contratados, alvos para suprir a principal necessidade do elenco, já estavam em Porto Alegre.

A diretoria gremista nunca escondeu que tinha como prioridade para 2017 a contratação de dois atacantes, os famosos "fazedores de gols". Tinha dois jogadores encaminhados: Kayke e Gabriel Fernández. O empréstimo do primeiro não se concretizou por conta de um pedido maior do que o combinado para salários nas temporadas 2018 e 2019, em caso de compra pelo Tricolor.

Já Fernández esteve em Porto Alegre para realizar exames médicos, mas não foi aprovado por conta de um problema no joelho. Assim, voltou para o Racing-URU e não será mais contratado pelo Grêmio – conforme nota oficial do clube. Com isso, o Tricolor ficou sem suas duas principais opções para reforçar o setor ofensivo e volta ao mercado.

Leia Mais
- Volante Maicon pode ser desfalque contra o Guaraní
- Hora da verdade! Grêmio recebe o Guaraní-PAR em duelo pela liderança
- Copa América 2019 será disputada em sete cidades brasileiras
- Justiça condena Grêmio a pagar dívida de R$ 3,1 milhões a goleiro Victor
- Leia mais notícias sobre Grêmio em www.futnet.com.br/gremio

Por outro lado, a boa notícia foi a manutenção da base pentacampeã da Copa do Brasil. O time titular inteiro da conquista foi mantido, embora a janela europeia esteja aberta até o fim de janeiro e a chinesa, até o fim de fevereiro. E não foi fácil. Pedro Geromel, Pedro Rocha e Luan receberam propostas, rechaçadas pela diretoria. Walace e Bolaños estão entre os nomes valorizados.

Inclusive, a manutenção da maior parte dos jogadores é visto como um dos trunfos do Grêmio para a sequência da temporada. Praticamente o mesmo elenco vem para o terceiro ano consecutivo de trabalho, com algumas mudanças pontuais.

- O Grêmio manteve a base da equipe pentacampeã da Copa do Brasil e manteve a comissão técnica campeã da Copa do Brasil. Não estamos desesperados por reforços. Podemos analisar e ter calma antes de fazer a contratação. Mas claro, precisamos reforçar o elenco para suportar as competições que temos ao longo do ano - disse o diretor de futebol Saul Berdichevski.

Os únicos acréscimos até então são do volante Michel, do lateral Leonardo e do lateral e meia Léo Moura. O Tricolor segue no mercado, agora com mais afinco, para buscar dois atacantes, um lateral-esquerdo e pelo menos um zagueiro.

Foram, no total, quatro saídas. Os zagueiros Fred e Wallace Reis foram emprestados para Vitória e Gaziantepspor, da Turquia, respectivamente, e Negueba não teve seu contrato renovado. Marcelo Hermes, que já estava afastado no segundo semestre, acertou com o Benfica, de Portugal. Henrique Almeida e Wallace Oliveira não estão nos planos, mas não foram negociados. Emprestado ao Flamengo em 2016, Fernandinho terá de se apresentar, mas já manifestou o desejo de permanecer em solo carioca para a atual temporada.

> Possível grupo:

Goleiros: Marcelo Grohe, Léo, Bruno Grassi e Dida
Laterais: Edílson, Léo Moura, Marcelo Oliveira, Iago, Wallace Oliveira, Lucas Lovat
Zagueiros: Pedro Geromel, Kannemann e Rafael Thyere
Volantes: Walace, Maicon, Jailson, Michel, Ramiro, Kaio, Arthur, Machado
Meias: Douglas, Bolanos, Lincoln
Atacantes: Luan, Everton, Pedro Rocha, Henrique Almeida, Batista, Guilherme, Ty, Tilica

Fonte: GloboEsporte
Clique para ver a matéria no site fonte

Mais sobre - Grêmio